bluetooth

Transferência de fotos de um celular para outro celular

Para realizar a transferência de dados via bluetooth entre 2 celulares é necessário que os dois aparelhos possuam a função bluetooth, também é necessário que os dois aparelhos (pode ser mais de 2) estejam com o bluetooth ligado e visível a todos, assim  qualquer outro dispositivo bluetooth poderá vê-lo e conectar-se.

Imaginando que seus dois aparelhos estão com o sinal de bluetooth ligado e que os aparelhos estejam a uma distância de no máximo 10 metros.

Encontrando dispositivos bluetooth

Cada aparelho terá uma forma diferente de acessar o aplicativo bluetooth, sendo assim, irei dar nomes genéricos às funções do dispositivo.

Localize a função Procurar dispositivos ou Dispositivos ativos, estas funções permitem que seu celular encontre outros dispositivos, que podem ou não serem celulares.

Pode-se encontrar diversos aparelhos como:

  1. Aparelhos de som
  2. Controles remoto
  3. Impressoras
  4. Mouses sem fio
  5. Câmeras digitais
  6. Telefones celulares ou fixos (digitais)
  7. Entre outros dispositivos

O importante é que cada dispositivo estará identificado por algum nome e isso tornará fácil descobrir que aparelho foi encontrado.

Conectando-se a um dispositivo bluetooth

Diversas pessoas pensam que através de bluetooth outras pessoas podem roubar créditos, clonar celulares e mais um monte de outras coisas milagrosas que como diria o Padre Quevedo:

– Isso não ecxiste!

Interessante é que você pode deixar o bluetooth ativo e sempre que algum dispositivo tentar conectar-se ao seu celular você será notificado com uma mensagem parecida com esta:

nomeDispositivo está tentando conectar-se: Permitir Recusar

nomeDispositivo está tentando enviar um arquivo: Aceitar Recusar

Se você cancelar ou recusar automaticamente o dispositivo é desconectado, não sendo possível acessar nenhuma informação no seu aparelho. Caso você permita o dispositivo aceito poderá enviar/receber arquivos.

Durante esta transferência de arquivos não será cobrado nenhum centavo, apesar de você transferir dados a operadora não pode lhe cobrar por isso já que você não está utilizando os serviços dela ao transferir dados via Bluetooth.

Transferindo dados entre aparelhos celulares

Após conectar-se ao outro dispositivo você poderá enviar ou receber arquivos deste dispositivo. Neste exemplo vamos apenas enviar.

Imaginando que você conectou-se a um outro celular, você poderá agora enviar um arquivo qualquer, para isso vá até a pasta onde encontra-se o arquivo, deixe-o selecionado e selecione escolha Opções no celular.

Entre as opções disponíveis selecione Enviar e depois Via Bluetooth, você precisará informar para qual dispositivo deverá ser enviado o arquivo, selecione um na lista que irá aparecer e selecione Ok.

Automaticamente o dispositivo alvo receberá uma notificação informando que você está enviando um arquivo, caso este dispositivo permita o envio você verá a tela de transferência e em seguida o resultado da transferência, do contrário aparecerá uma mensagem informando que o envio foi cancelado.

Escolhendo um adaptador

Se você não tem um adaptador bluetooth ou um dongle (é a mesma coisa) você poderá adquirir um dos adaptadores que já utilizei, veja 3 deles abaixo. Clique nas imagens para ver mais detalhes ou modelos diferentes.

bluetooth

adaptador-bluetooth1

adaptador-bluetooth2

Publicado por

John-Henrique

Programador web, fluente nas linguagens PHP, MySQL, HTML, CSS, ActionScript, JavaScript e amigo intimo do framework CakePHP, também desenvolvo modificações e plugins para CMS WordPress e Joomla. Curto assuntos sobre tecnologia (quem não curte?) e jogos. Especialista em sobreviver ao fim do mundo, 5 sobrevivências consecutivas, partindo para a 6º em 2012

7 comentários em “Transferência de fotos de um celular para outro celular”

    1. @ RITA
      A questão da transferência não faz diferença, ou seja, você pode transferir qualquer imagem de qualquer resolução (incluindo programas). O que poderia dar errado é no momento de visualizar a imagem no seu celular, se a capacidade de seu aparelho não suporta aquela resolução ou tamanho de arquivo, provavelmente, ele não abra a imagem, trave ou ainda reinicie. Durante a transferência o único problema que conheço é a questão do espaço de armazenamento, se o cartão de memória não possui espaço suficiente para guardar a imagem realmente não será possível transferir.

      Falopa!

    1. @ SILVANEIDE
      Atualmente os celulares permitem conexão via bluetooth com apenas 1 outro dispositivo, sendo assim, você consegue enviar para apenas 1 celular por vez. Existem aparelhos conhecidos como Servidor bluetooth, eles tem capacidade para conectar e enviar vários arquivos para diversos dispositivos simultaneamente, porém, não é um aparelho que alguém vá comprar pra usar em casa.

      Falopa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>