Remover qualquer vírus do pendrive ou cartão de memória

John-Henrique sexta-feira, 22/10/2010 238

Quem costuma utilizar o celular para tirar fotos, ouvir mp3 ou utiliza o celular como pendrive vez ou outra acaba pegando um vírus no celular ou no cartão de memória e até mesmo no próprio pendrive, pode acontecer inclusive com o cartão de memória da câmera digital e com qualquer outro dispositivo de armazenamento.

Do que preciso?

Este post será escrito utilizando o sistema operacional Windows XP, mas você pode seguir as orientações para qualquer outra versão do Windows, seja Seven, Vista, Millenium, 98 e até mesmo o Windows 95 (ok, provavelmente você não tenha conhecido este). Um ponto importante é o seguinte, vou utilizar a janela de comando conhecida também por DOS ou prompt de comando. Praticamente tudo que vamos precisar é da janela do DOS aberta e dos comandos DOS, se você usa alguma distro Linux, alguns comandos são diferentes (bem poucos).

Estes procedimentos funcionam para remover vírus mesmo que você não tenha antivírus, e você poderá remover vírus do pendrive, cartão de memória, câmera digital e até do celular. Só não recomendo tentar remover o vírus do computador usando estes procedimentos. O motivo é que você pode apagar arquivos que você ache que é vírus mas na realidade são parte do que faz o computador funcionar.

vírus no cartão de memória

Remover vírus do pendrive ou cartão de memória

Observação importante

  1. As instruções apresentadas aqui se realizadas incorretamente podem danificar o sistema operacional do seu computador, também é possível que você acidentalmente apague arquivos ou pastas sem querer, então, tudo que você fizer preste bastante atenção, qualquer problema que ocorrer é por sua conta e risco, não nos responsabilizamos por erros que você fizer.
  2. Todos os comandos devem ser digitados em minúsculo.

Quando sei que tem vírus no pendrive?

Ontem você foi na balada com a galera, fotografou todas, levou a câmera na casa de um amigo descarregou as fotos lá e foi pra sua casa, no outro dia você vai descarregar as fotos e acontece uma destas coisas:

  1. O antivírus alerta a existência de vírus, mas não consegue removê-lo;
  2. A pasta onde deveria existir um monte de fotos ou arquivos só tem um atalho ou não abre;
  3. O cartão de memória ou pendrive estão vazios;

A primeira coisa que tu vai pensar no caso 2 e 3 é “apagaram meus arquivos” ou “perdi tudo!”, calma, não é bem assim. Alguns vírus apenas bloqueiam o pendrive ou cartão de memória impedindo que os arquivos do vírus sejam apagados ou que os seus arquivos (neste caso fotos) sejam exibidos. Eles estão lá mas estão ocultos de uma forma que o Windows não consegue ver. E é aqui que o Vibe Mídia entra, vamos explicar como resolver isso em menos de 30 minutos e sem antivírus.

Identificando o vírus?

Esta técnica me ocorreu por acaso, basicamente consiste em você identificar o que é vírus e o que não é. Para facilitar o entendimento daqui pra frente irei falar que estou realizando os procedimentos em um cartão de memória mas, seria o mesmo procedimento para um pendrive, camera digital, celular e qualquer outro dispositivo de armazenamento como mp3 ou mp4.

Provavelmente os arquivos estejam desta forma dentro do cartão de memória. Observe bem os dois casos.

Cartão de memória com virus

Cartão de memória com virus

Pendrive com virus

Pendrive com virus

Os dois exemplos acima são duas formas em que os virus podem aparecer no cartão de memória, também é possível que existam atalhos de programas que ao clicar levam para a execução do virus que está oculto. Nos exemplos temos os vírus destacados na cor verde, note que na primeira imagem 2 deles se parecem com uma pasta mas no nome deles aparecem .exe e abaixo do nome a palavra aplicativo, estas características podem passar despercebidas e você acaba executando vírus pensando que vai abrir a pasta de músicas ou de vídeos.

O antivírus possivelmente iria detecta-los mas pode ser que não consiga remove-los. Também na cor laranja você vê um arquivo autorun, este arquivo serve para iniciar um aplicativo ou hardware quando ele se conectar no computador, basicamente é ele quem faz o Windows descobrir que um pendrive foi conectado no computador e o Windows responde com um “plugummm”, entretanto, este arquivo também é usado para executar arquivos maliciosos, por este motivo destaquei em laranja, ele pode ou não ser parte de um virus na dúvida apague-o.

Pra gente não importa se o vírus é o “Cara” da infecção digital ou se é apenas um viruzinho tosqueira, pra você e pra mim é um vírus e pronto por isso “Sai deste cartão de memória que ele não te pertence!”.

Como remover o vírus?

Agora que já identificamos os vírus, precisamos arrumar uma forma de removê-los. O motivo do antivírus não conseguir remover é que os arquivos foram ocultados de uma forma que o Windows não reconhece e daí o antivírus não sabe dizer exatamente em que local físico estão os malditos.

Com isso vamos para o DOS, peço que preste muita atenção e não digite uma letra errada, digitou errado o resultado é totalmente diferente. Neste exemplo os arquivos estão aparecendo normalmente, mas pode acontecer dos arquivos não estarem visíveis, como se o vírus tivesse apagado eles, por isso vamos iniciar como se o caso fosse exatamente este.

Abra a janela de comando do Windows, clique no botão INICIAR e clique em EXECUTAR, você verá a janela abaixo, digite nela em minusculo CMD e clique em OK.

Prompt DOS janela de comando windows

Você irá ver a janela Prompt do DOS, que também é a janela de comando Windows.

Executando os procedimentos

Agora que você abriu o Prompt de comando vamos executar os comandos para listar os arquivos que estão ocultos no cartão de memória. No meu caso o cartão de memória está na unidade L:, então vou colocar L: mas no teu caso você vai usar o identificador que estiver no teu. Digite L: e tecle ENTER, isto irá selecionar a unidade onde iremos executar os comandos.

Agora vamos listar o conteúdo do cartão de memória, precisamos ter certeza de que não existem arquivos ocultos, por isso iremos digitar o comando DIR /A, isto irá exibir todos os arquivos e pastas do cartão de memória incluindo arquivos e pastas ocultos, que não são vistos dentro do Windows, somente dentro do DOS.

Prompt dos dir /a listando arquivos e ocultos

Note que agora vemos um novo arquivo que não aparecia antes, destaquei em laranja para ficar mais fácil de localizar. Ele não aceita ser removido como fazemos normalmente e mesmo que removêssemos os outros vírus este ai ficaria e posteriormente, quando notasse a falta dos outros iria cria-los. Aqui é que está o problema não dá pra removê-lo, quando remover um outra cópia é criada com outro nome, a solução é bem simples, vamos copiar para outra pasta somente os arquivos que NÃO SÃO VÍRUS, ou seja, somente fotos, vídeos, apresentações do powerpoint, planilhas do excel e arquivos de texto.

Vamos assumir que tudo que não for o tipo de arquivo citado acima será um vírus e por isso não vamos copia-lo. Fácil né? Mas como copiar somente eles, se mando copiar o Windows copia tudo! No DOS a coisa é diferente você manda copiar o que você quer (se quiser) e é isso que vamos fazer vamos dar um comando para listar os arquivos um a um e perguntar se desejamos copia-lo, basicamente iremos fazer a mesma coisa que o antivírus faz, só que manualmente e iremos copiar para outra pasta o que não for vírus.

Para evitar que os arquivos se infectem novamente iremos copia-los para outra unidade, no meu caso irei copiar para a unidade I: (letra i maiúsculo), você pode copiar para qualquer unidade que você tenha, desde que não seja a unidade de CD, DVD e a unidade do cartão de memória que estamos tentando remover os vírus.

No DOS você pode remover arquivos digitando DEL NOME_DO_ARQUIVO.EXTENSÃO mas isso iria demorar muito, principalmente porque os arquivos ocultos não iriam aceitar a exclusão e poderiam criar copias em outras pastas. Então, vamos digitar XCOPY /P /S /H L: I:\CARTAO,

  • xcopy é o comando para copiar arquivos recursivamente, isto quer dizer que ele irá copiar todos os arquivos dentro de qualquer pasta.
  • /p informa que queremos que seja perguntado se desejamos copiar o arquivo ou não.
  • /s informa que queremos listar todos os arquivos incluindo os que estiverem dentro de pastas.
  • /h informa que queremos copiar arquivos ocultos.
  • L: indica de que diretório iremos copia, iremos copiar os arquivo do cartão de memória que está com vírus.
  • I:\CARTAO indica para onde queremos copiar os arquivos, se a pasta CARTAO não existir ela será criada automaticamente, é importante que não seja adicionado um nome de pasta contendo espaços ou acentos.

Digite XCOPY /P /S /H L:\ I:\CARTAO, e tecle ENTER, o DOS irá exibir perguntas como esta na imagem abaixo para cada arquivo existente no cartão de memória, você precisa olhar o nome do arquivo e a extensão, já que no DOS não existem ícones como acontece dentro do Windows, você precisará identificar os arquivos apenas pelo nome e extensão. Para os arquivos que você identificar que não é vírus, você deve teclar S, para os arquivos que você identificar como vírus, tecle N.

A primeira pergunta do DOS será esta:

L:cartao especifica um arquivo ou uma pasta como destino (A = arquivo, P = pasta)?

Digite P, para informar que cartao indica que deverá ser criada uma pasta.

prompt dos xcopy recursive pasta ou arquivo

Informe P para que seja criada a pasta cartao

Em seguida será exibido o endereço físico de algum arquivo existente dentro do cartão de memória, observe bem o nome dele e se você achar que não é um vírus pressione S, se achar que é um vírus ou simplesmente não queira copiar o arquivo pressione N. O DOS irá perguntar se deseja copiar para cada arquivo que existir no cartão de memória, então, pode ser que demore um pouco e pode ser que seja rápido tudo depende da quantidade de arquivos existentes.

prompt dos xcopy confirma

No final do processo você terá copiado os arquivos para outra pasta, então, agora vamos finalmente remover os vírus do cartão de memória, e vai ser de forma bem simples, vamos formatar o cartão de memória, se você já sabe formatar usando o Windows, feche a janela do DOS e faça a formatação do cartão, se não sabe, ou quer aprender a fazer formatação usando o DOS digite o seguinte comando, FORMAT L:

Lembrando mais uma vez que L: é a minha unidade onde está o cartão de memória, no seu computador é outra letra, digite a letra do seu cartão de memória.

Depois de formatado o cartão de memória você pode copiar os arquivos da pasta CARTAO de volta para o cartão de memória.

Bom, é isso, se houver alguma dúvida publique nos comentários. Se alguém possuir alguma sugestão nos informe para atualizarmos o conteúdo.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 5.9/10 (11 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +9 (from 11 votes)

Remover qualquer vírus do pendrive ou cartão de memória, 5.9 out of 10 based on 11 ratings

Este post foi útil? Retribua clicando no botão


238 comentários »

  1. simone segunda-feira, 04/11/2013 em 13:29 - Reply

    Se eu formata o pen drive isso remove o vírus?

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: +1 (from 1 vote)
  2. barbara quinta-feira, 26/06/2014 em 18:25 - Reply

    Não quer abrir o arquivo quando eu digito o nome em Executar.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
  3. barbara quinta-feira, 26/06/2014 em 18:29 - Reply

    Eu digitei cmd, quando abri a segunda janela coloco F é onde esta o cartao de memoria , mas da inexistente, porque isso acontece e não abre de jeito nenhum

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)

Opine também » Coloque sua foto no comentário