banner_analise

O que é SAD (Sistemas de Apoio à Decisão)?

Os Sistemas de Apoio à Decisão (SAD) ou Decision Support Systems (DSS) são sistemas informatizados interativos que proporcionam ao usuário um acesso fácil a modelos decisórios e dados a fim de dar apoio a atividades de tomada de decisão semi-estruturadas ou não-estruturadas. O objetivo dos SAD é o apoio ao administrador, gerente ou gestor nas atividades de tomada de decisão e não a substituição do tomador de decisões. Esse tipo de Sistema de Informação é orientado a tarefas decisórias não-estruturadas ou semi-estruturadas, não cabendo tal tipo de sistema para os problemas estruturados.

Os SAD devem ter seus dados e modelos organizados em função da decisão , flexibilidade e capacidade de adaptação às mudanças no ambiente e no estilo do responsável pela tomada de decisão. Processamento interativo, interface com o usuário fácil de usar também são características desejadas de um bom SAD.

Tipos de SAD

  • SAD model-driven enfatiza o acesso e manipulação estatístico, financeiro, otimizado, ou modelo de simulação. Utiliza-se dados e parâmetros providos pelos usuários para assistir a tomada de decisão analisando uma situação; não há necessidade um grande volume de dados.

  •  SAD communication-driven auxilia mais de uma pessoa trabalhando em tarefas compartilhadas;
  • SAD data-driven gerencia, recupera e manipula informações não-estruturadas em uma variedade de formatos de armazenamento.
  •  SAD knowledge-driven provê especialização na solução do problema através de conhecimentos armazenados como fatos, regras, procedimentos ou estruturas similares;
  •  SAD tradeoff-driven é um sistema de apoio à decisão (possivelmente colaborativo) que provê a tomada de decisão envolvendo trade-offs entre diferentes vantagens e desvantagens, usando o conhecimento armazenado. Usando o escopo como critério, Power (1997) classifica como SAD Empresarial e SAD Desktop. Um SAD Empresarial é ligado a um grande data warehouse e servidores de muitos gerentes em uma companhia. Um SAD Desktop é um sistema pequeno que roda para um gerente em um PC.

Publicado por

Fádylla Fernanda

Sou formada em Administração de Empresas, tendo uma linha de formação em Agronegócios pela Universidade do Estado de Mato Grosso - Campus UNEMAT. Atualmente estou me preparando para uma Pós-Graduação no Estado de Góias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *