Lupus

John-Henrique terça-feira, 26/06/2012 1

Lúpus é uma doença autoimune, é provocada pelo desequilíbrio do sistema imunológico que começa a causar danos ao organismo. É mais comum em mulheres que nos homens. A lupus atinge 1 em cada 194 pessoas no mundo. O sistema imunológico começa a atacar os tecidos do organismo como pele, articulações, fígado, coração, pulmão, rins e cérebro.

A lúpus se divide em 3 grupos:

  1. Lúpus discóide
  2. Lúpus sistêmico
  3. Lúpus induzido por drogas (medicamentos)

Lúpus sintomas

Existem vários sintomas que podem indicar lúpus, mas é necessário que a pessoa apresente pelo menos 4 destes sintomas para afirmar tratar-se de lúpus. Os sintomas são:

  1. Fotossensibilidade, a pessoa sofre queimaduras ao expor a pele a luz do sol, principalmente no rosto.
  2. Dores nas articulações, a pessoa sente dores nas juntas, normalmente nas pernas e quase sempre em apenas uma das pernas, as dores costumam não apresentar inchaço ou vermelhidão.
  3. Lesões na boca, úlceras (machucados) na boca, inflamação da mucosa de revestimento do tubo digestivo.
  4. Lesões nas laterais do nariz, normalmente formam uma mancha que lembra as asas de uma borboleta. A mancha também apresenta escamação, ao raspa-la a pele solta pequenas escamas.

Lúpus fotos

Os sintomas mais comuns de lúpus são as lesões na pele, nas imagens abaixo você pode ver com mais detalhes com são estes sintomas.

Lúpus tem cura?

A doença não tem cura, mas pode ser controlada fazendo com que as crises e sintomas apareçam com menor frequência, em alguns casos as crises são controladas por anos.

Lúpus tratamento

O tratamento para lúpus tem como objetivo controlar as crises da doença e depende muito dos órgãos e tecidos atacados. Incluí-se também o tratamento de doenças associadas, como hipertensão arterial, dislipidemia. No tratamento são utilizados anti-inflamatórios, corticosteroides e imunossupressores que visam diminuir a a ação do sistema imune. O tratamento preventivo é importante para que se previna crises agudas da doença que podem por em risco a vida do paciente. Deve-se evitar a exposição solar e o uso de bloqueador solar (fator acima de 30) é obrigatório. Evitar aglomerações e locais susceptíveis a infecções.

Lúpus é contagioso?

Lúpus não é uma doênça contagiosa. Sendo assim, não é possível transmiti-la para outras pessoas. Basicamente é uma doença que causa inflamação dos tecidos.

Outras informações sobre lúpus

Seguem algumas informações sobre lúpus

Série de TV

No Brasil a doença lúpus começou a ficar conhecida popularmente após a exibição da série de TV “Dr. House” (MD. House). A série gira em torno de um misterioso drama médico onde os vilões são as doenças e o herói é um irreverente e controverso médico, Dr. Gregory House. Dr. House é conhecido pela famosa frase “Não é lúpus” e “Todo mundo mente”.

Empresas

Curiosamente lupus (sem acento) é o nome de uma empresa de equipamentos para lubrificação. A empresa já existe a 50 anos, com sede em Cerquilho-SP.

Significados

Lupus significa lobo em latin, também é o nome de uma constelação (conjunto de estrelas) no hemisfério celestial sul

Guia completo sobre lúpus

Guia completo com informações, sintomas e causas de Lúpus (clique para ampliar)

Referências

http://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/lupus/
http://www.clinica-de-reumatologia.com.br/doencas/lupus


1 comentário »

  1. miria sábado, 10/11/2012 em 06:47 - Reply

    gente a retirada de 10ml de sangue da veia e logo aplicar nas nádegas cura lupus sim! eu tinha muitas dores nos pés, coluna, pernas, ombro, inicio de reumatismo, artrites. comecei fazendo a aplicaçao do sangue com 5ml.a gora faço de 10 ml e graças a Deus, ñ tomo 1remédio para gl´ria de DEUS! vale a pena fazer também!

Opine também » Coloque sua foto no comentário