ultimas atualizações


Phonegap, erros e soluções

phonegap falhas, erros e soluções

O Phonegap é uma ótima ferramenta para desenvolver aplicativos móveis

Camera Mobius – Como configurar

mobius configuracoes

A Mobius possui várias configurações, mas já vem de fabrica configurada

Action Cam Mobius

mobius-action-cam

Entre as várias opções disponíveis no mercado a Action Cam Mobius se

Como construir um aeromodelo de controle remoto

cessna2

Sem duvida aeromodelismo é um hobby que encanta a todos provavelmente porque

WhatsApp, como funciona e principais funções

whatsapp-logo

O WhatsApp é um aplicativo do tipo messenger (mensagens instantâneas) para

Dubai em imagens

dubai-imagens-hotel-turismo (7)

Dubai é o local de turismo mais desejado no mundo. Localizada nos

Spec OPS – The line

spec-ops-the-line-6

Jogo de tiro são quase iguais, praticamente são apenas soldados cumprindo

Bolinho de chuva tradicional

Bolinho de chuva tradicional

Lembra aquele bolinho de chuva simples da vovó? Aquele famoso bolinho de chuva

Básico

Criando meu próprio site

quinta-feira, 22/02/2007 as 22h10, por


Não é de hoje que vejo diversos endereços eletrônicos com a maior descombinação de cores ideias e seguimentos, navegando de página em página sempre acabamos nos deparando com sites onde o layout não se define não dá pra saber onde é o menu e onde é o rodapé.

Neste vou dar algumas ideias do que seria um site e o que seria um monte de gambiarras, por falar em gambiarras elas são muito bem vindas quando se trata de solução rápida principalmente quando isso envolve algum pagamento :D .

Hoje eu me inspirei a publicar alguns artigos e comecei a fazer buscas garimpando a web afim de encontrar informações sobre o assunto escolhido, durante estas “andanças” me deparei com alguns sites realmente desconcertantes. Dois “sites” que classifiquei foram Guia de Mídia e o TecMarcos, basicamente seriam apenas dois sites como qualquer outro a não ser pelos fatos que vou expor mais adiante…

Não estou aqui julgando qual site é bem feito ou bem organizado mas apenas alertando sobre o que é e o que não é um site, até por que se você observou bem o layout deste blog não foi feito por mim, peguei ele pronto, quem sabe daqui alguns dias eu faça o meu próprio layout.

Muitas pessoas devem ter se deparado com algum site que oferecem serviços, produtos ou apenas conteúdo mas que em si próprio não inspirava o mínimo de confiança e falando em confiança você talvez já conheça o Verdes Trigos é um blog de conteúdo cultural, o layout dele não é lá estas coisas mas, o conteúdo sim este vale por muitos layouts bem planejados que existem por ai, de alta qualidade.

Voltando aos fatos, algumas pessoas não pensam muito na hora de decidir que é um “webdesigner“, digo decidir pois na maioria das vezes é uma pessoa que nunca fez um curso de HTML e já vai criando dezenas e dezenas de páginas com tanta informação que no final nem ele mesmo sabe onde se encontra o foco principal do site.

Não faço a mínima ideia de como seria se alguém do nada resolvesse ser médico e na mesma hora já começasse a fazer cirurgias. Não estou dizendo que pra ser webdesigner tem que ter um registro, diploma ou certificado, apenas acho que deve-se ter um conhecimento na área e principalmente planejamento.

Outras centenas de sites (e por que não milhares) assim como os dois citados anteriormente estão “jogados” na web, em sua maioria parecem apenas ter um único objetivo, exibir anúncios ou links, talvez você se pergunte:

“-O que tem de errado nisso?”

Simples, o que é um site? vou recorrer WikiPedia
Resumidamente:
Um site (lê-se como "sai-te"), é um conjunto de páginas Web, isto é, de hipertextos acessíveis geralmente pelo protocolo HTTP na Internet.
Sendo assim, os sites citados não deixam de ser sites, mas, ao ver do autor eles não passam de outdoors, já que possuem tantos anúncios exibidos simultaneamente, isso tira a atenção do visitante. E já que é assim o visitante não vai voltar a visitar o site e o anunciante não vai ter interesse em investir, com o passar do tempo este site vai se tornar apenas mais um site perdido.

Provavelmente você deve ter notado que em um deles não foi publicado o nome do autor, será que ele não tem orgulho de sua obra? Eu teria principalmente se meu site estivesse com quatro anos de existência e com toda esta idade eu teria obrigação de honra-lo com um novo layout bem planejado.

Para que você evite problemas como estes e principalmente evitar que pessoas como eu fique publicando coisas que de certa forma “difamam” seu site tomei a liberdade de listar algumas dicas.

  1. Escolha o tema que seu site abordará, não fica legal um site cuja o domínio dê a ideia de ser um site evangélico e possua conteúdo pornográfico.
  2. Definido o item acima você precisa saber qual o publico alvo deste site jovens, adultos, crianças ou ambos. Estes fatores podem definir o sucesso de seu projeto. Tente entender o que o usuário vai fazer no site e principalmente o por que.
  3. E por falar em usuário, de todas as pessoas que visitam seu site você é uma das pessoas que não podem ter a opinião levada em consideração, justamente pelo fato de que você está criando o site, mesmo sendo você o autor a pessoa que irá usa-lo frequentemente será o visitante que ao sentir-se bem em seu site realiza outras visitas e passa a ser um usuário.
  4. Tome cuidado com os anúncios, eles são grandes armadilhas que podem fazer um usuário não visitar seu site permanentemente. Já foi bastante discutido o problema da janela pop-up que irrita o usuário, evite exibir vários anúncios pelo site.

    Independente da quantidade de anúncios existentes em seu site o usuário só vai clicar se ele se interessar pelo conteúdo ou informação que a peça apresentar, tenho certeza que você não fica clicando nos anúncios dos outros sites patrocinados.

  5. Evite adicionar links e mais links pelo site, o excesso de informação prejudica a visão do usuário, quer um exemplo? visite este site e tente localizar o formulário de contato, leve o tempo que quiser.

    Para evitar este problema defina o que é conteúdo necessário e o que é conteúdo extra

  6. Evite colocar todo tipo de conteúdo numa só página ou site, isso tem o mesmo resultado do item anterior
  7. Defina um layout que tenha uma relação visual com o tema abordado pelo site, se possível relacione também ao nome do domínio escolhido.
  8. Esqueça o uso de imagens para ilustrar o site utilize apenas se realmente for necessário. Quanto maior o número de imagens maior será o tempo para que seu site seja carregado no computador do usuário que nem sempre possui internet banda larga como você
  9. Pesquise em sites de conteúdo direcionado a webmaster a melhore maneira de criar determinado serviço

Estas e outras dicas são muito antigas e estão disponíveis em dezenas de sites espalhados pela web, você só precisa pesquisar.

Para que você consiga encontrar outros materiais referentes ao assunto escolhi alguns sites e listo-os aqui.
Imasters
Wmonline
Maujor
WebTutoriais

Espero que este enorme texto sirva pra alguma coisa :D .

Sobre o formulário de contato do site, não existe mesmo por isso você não encontrou.

John-Henrique

Veja outros posts publicados por .

29 comentários:

  • Andson disse:

    fique por dentro de tudo que acontece em Barra de Santo Antônio.

  • vera disse:

    ja ouvi fala do meu proproio site quero um tambem deve ser muito bom.♥♥

  • Gabriel disse:

    Quero muito ter meu próprio site é muito bom saber q as pessoas podem descobrir coisas q não sabem.

  • Justin Gabriel disse:

    alpessoal

  • Deixe sua opinião

    Você pode usar tags HTML como: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>