mediacoder abrindo

Convertendo vídeo em DVD para formato AVI

Você pegou aquele filme legal na locadora, mas não deu tempo de assistir ou um amigo seu gostaria de ver também, porém o prazo de locação venceu e você precisa devolver o DVD, agora você teria duas alternativas, devolver o vídeo sem assisti-lo ou pagar a re-locação.

Realmente nenhuma das alternativas seria boa pra você, mas, você pode alternativamente copiar o filme DVD pro seu computador. No artigo Copiar DVD para o computador com DVD Shirink mostrei como você pode realizar a cópia de um filme DVD para o computador, mas, há uma desvantagem, o filme em DVD possui mais de 2GB (2000 MB) e por este motivo você iria ocupar muito espaço no HD (disco rígido) do seu computador sem falar que não seria possível a você gravar este vídeo em um CD comum para ver no DVD.

Uma ótima solução converter este filme para o formato AVI e é este o objetivo deste artigo. Para esta tarefa escolhi um software gratuito, da categoria de softwares Open Source.

Do que preciso?

  1. Possuir um filme DVD copiado em seu HD.
  2. Baixar e instalar o MediaCoder.
  3. Prestar atenção na explicação pra não fazer errado.

Como começo?

Abra o MediaCoder acessando
Iniciar -> Programas -> MediaCoder -> MediaCoder

A tela principal do MediaCoder é exibida, junto com ela abre-se uma janela do navegador, esta janela precisa ficar aberta, pois o MediaCoder utiliza uma porta do computador para realizar a conversão de arquivos.

Na janela do navegador clique no botão START MEDIACODER, para abrir a janela do MediaCoder. Você verá o botão ADD, clique nele e escolha a opção ADD FILE… É esta opção que permitirá adicionar um filme em DVD para converter.

A janela para escolher um arquivo é aberta e você pode navegar entre as pastas do seu computador para encontrar o filme DVD para ser convertido. Selecione o filme e clique no botão Abrir.

Após escolher o filme você precisa selecionar a pasta de destino onde será salvo o filme convertido em formato AVI, se você não alterar esta opção o MediaCoder salva o novo arquivo convertido na mesma pasta onde se encontra o arquivo no formato original.

Também é necessário que você escolha o formato de arquivo que será salvo neste caso, como já disse, será no formato AVI, veja o exemplo na próxima imagem.

Agora você já selecionou a pasta de destino e o formato de arquivo a ser convertido, só falta converter o filme, clique no botão START, imediatamente o MediaCoder começa a trabalhar na conversão do arquivo escolhido. O botão START se modifica e aparece STOP em seu lugar, bom, é obvio, é para parar a conversão.

Você verá a janela exibindo a barra de progresso, agora é só aguardar o MediaCoder terminar a conversão do filme para o formato AVI, o procedimento pode demorar muito dependendo das configurações do computador, em média demora cerca de 30 minutos em um bom computador.

Lembre-se que durante o processo de conversão o MediaCoder como qualquer outro programa de conversão de arquivos utilizará o máximo do processador e memória e isso fará seu computador ficar extremamente lento durante o processo de conversão. Sendo assim, nem pense em jogar, ouvir música, ver um filme no mesmo computador.

Quando o MediaCoder terminar o processo de conversão será exibida a seguinte janela.

Publicado por

John-Henrique

Programador web, fluente nas linguagens PHP, MySQL, HTML, CSS, ActionScript, JavaScript e amigo intimo do framework CakePHP, também desenvolvo modificações e plugins para CMS WordPress e Joomla. Curto assuntos sobre tecnologia (quem não curte?) e jogos. Especialista em sobreviver ao fim do mundo, 5 sobrevivências consecutivas, partindo para a 6º em 2012

64 comentários em “Convertendo vídeo em DVD para formato AVI”

  1. Ola ..

    Segui todos os passos q vc citou á cima. Porem a ultima tela que aparece é diferente.
    Especifica a extensão do arquivo.
    E quando eu olho na pasta de destino não tem video nenhum ;(

    O que sera q esta acontecendo? Pior q eu tenho q converter um video c urgencia p a facul.

  2. Jonh ..
    Percebi uma coisa o formato do meu video é rmvb sera q é por isso?

    Olha a tela q abre depois do termino da conversão:

    Audio/Video Transocoding Benchmark
    CPU Information

    Benchmark Results
    Show Report

    Sponsors Links

    2005-2008 © Broad Intelligence Technologies ( É uma tela amarela )

    Depois esta :

    MediaCoder Report

    Infelismente não tem como printar a tela p vc .

    Mais se vc não estiver me entendo :( blz.
    Agradeço a atenção.
    bj

    1. @ TATI
      Não faço idéia do que seria o erro que você está tentando me informar, consegue me enviar um print Screen? Se sim envie para suporte@vibemidia.com (não respondemos dúvidas por email). Quanto ao formato do arquivo ser RMVB, desconheço o formato mas não causa problemas nenhum desde que você selecione o formato de saída desejado.

      Alternativamente você pode utilizar os procedimentos deste artigo http://www.vibemidia.com/tag/conversor

      Falopa!

  3. Depois do shrink (que funcionou muito bem) passei a ter no HD uma pasta com o nome do filme. Dentro dela tem outras duas, uma audio TS e outra video TS. Neste segunda tem um monte de arquivos, o que me impediu de usar a opção open file. O que é que eu fiz de errado?
    Outra coisa, na minha versão, mas recente do que a que aparece no post, não tem a opção avi. DVix não é a mesma coisa, é?
    Valeu, parabéns pelos artigos.

  4. Oi John,

    Copiei usando o DVD Shrink e agora tenho duas pastas, de audio e video. Usei o Media Coder para fazer a conversão para AVI, porque preciso transferir o arquivo para o pen e depois usar em sala de aula, mas não consegui.

  5. ola, irmaozinho se voce puder me ajudar faca-o por favor que ja to ficando louco, e o seguinte nao tenho problemas com codecs nem falta de programas eu ja tenho uns trinta rsrs, so nenhum dele faz exatamente o que eu quero , o que eu queria era tipo pegar um dvd emprestado ou alugar ou o que seja e passa-lo para rmvb, o problema e que o disco geralmente vem com 3 ou 4 arquivos vob e outros varios arquivos e quando vo utilizar os programas as vezes aparecem um monte de coisa exportada sem falar da espera que as vezes chaga a 2 horas, geralmente eles fazem o processo apartir do disco E ou unidade E, mas gostaria que fizesse apartir de uma pasta ja salva no meu disco C por ex pasta che – sub pastas video,audio que e como vem no disco de dvd

  6. to baixando filmes no emule em formato avi.. filmes com 690MB até 2,16GB.. baixei tb um programa chamado AVS VIDEO CONVERTER 6 para converter meus filmes pra rodar no meu dvd… porem meu dvd é horrivel e na caixa ta escrito formato mp3, wma, dvdrip.. que formato devo converter os filmes para que possa rodar em qualquer dvd?

  7. agora já encontrei uns conversores, porem nao encontro o crack ou serial para que nao saia a propaganda do progama no centro do filme. Como faço? e como faço para separar o audio quando baixado em avi vem como dual audio?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *