winrar-dividir-arquivos

WinRar – Como compactar arquivos e dividir arquivos

Vez ou outra precisamos transferir um arquivo para a internet ou gravar um ISO num disco de CD e devido ao tamanho demora demais pra transferir via internet ou simplesmente não cabe na mídia de CD, vou explicar como resolver isso utilizando o WinRar.

O método é simples, vamos pegar um arquivo relativamente grande, compacta-lo e dividi-lo em vários arquivos menores, para isso iremos apenas clicar com o botão direito, definir o tamanho que queremos e aguardar o WinRar fazer tudo sozinho, mais fácil que isso só comprando pronto. Emfim, neste artigo você aprenderá como usar o winrar.

Do que preciso para realizar este procedimento?

  1. Imaginando que você já tenha o WinRar instalado em seu computador. Caso não tenha baixe-o no site do WinRar.
  2. Uma pasta ou arquivo qualquer relativamente grande, vamos utilizar como exemplo uma pasta com algumas músicas (selecione uma pasta para acompanhar).

Compactando arquivos e dividindo-os em partes menores

winrar-dividir-arquivos

Clique com o botão direito do mouse sobre a pasta e selecione a opção Adicionar para o arquivo…, o WinRar irá abrir a janela Nome e parâmetros do arquivo, é nesta janela que iremos definir a divisão do arquivo em partes menores e o formato de arquivo compactado.

Note na imagem abaixo que o campo Nome do arquivo está escrito Within temptation (só no meu caso, no seu será outro nome), isto ocorre porque o WinRar utiliza o nome do arquivo selecionado ou pasta para gerar o arquivo compactado mas, você pode alterar para outro nome qualquer.

winrar-dividir-arquivos-tamanho

Na opção Formato de arquivo você pode selecionar o formato do arquivo compactado que poderá ser RAR ou ZIP. Normalmente não é necessário mudar, não ha necessidade.

No campo Tamanho do volume, bytes você precisará informar um tamanho em bytes para limitar a divisão, ou seja, se você tem um arquivo de 200MB e quiser dividi-lo em partes de 50MB você precisará informar 50000000 (somente informe o número), neste exemplo o WinRar iria gerar 4 partes de arquivos com 50MB cada um.

Alternativamente você pode informar o identificador de medidas KB, MB, GB e TB para facilitar a organização do tamanho dos arquivos, exemplo, para 50 MB ao invés de informarmos 50000000 (como havia citado anteriormente) você pode informar 50 mb (em minúsculo e separado por um espaço).

Se você precisar de tamanhos maiores como por exemplo 100MB você deverá informar 100000000, para 200MB 200000000 e assim por diante.

Digamos que você precise dividir um arquivo de 8,5 GB em duas mídias de DVD que cabem apenas 4,5 GB. Neste caso você deverá informar 4,5 GB ou 4500 MB

Normalmente o último arquivo não terá o tamanho exato que você definiu isso acontece porque a divisão quase nunca é perfeita, então a última parte do arquivo costuma ser menor mas, isso não irá afetar em nada.

Após definir estas opções você só precisa clicar no botão OK para confirmar que suas configurações estão prontas. Automaticamente o WinRar começa a compactar e calcula o tamanho para realizar a divisão do arquivo.

winrar-dividir-arquivo-parte-2

A cada vez que uma parte obter o tamanho máximo que você definiu o WinRar irá criar uma nova parte automaticamente, note que na imagem acima o arquivo dividido está na parte 2 e na imagem abaixo o arquivo dividido está na parte 3.

winrar-dividir-arquivo-parte-3

Ao finalizar o processo o WinRar irá exibir as partes geradas durante a divisão dos arquivos, note na imagem acima dois arquivos com ícone de livros amarrados, este é o ícone que simbolizam arquivos compactados do WinRar, note também que parte do nome deles possui partX.rar onde o X representa a ordem deste arquivo na divisão, logo se um deles estiver faltando na hora de junta-los o WinRar irá parar o processo e você não poderá utilizar o arquivo.

Abaixo você pode ver que em meu exemplo a pasta within temptation foi dividida em 5 partes, caso eu precisasse enviar estes arquivos por email eu precisaria dividi-los em partes de 10MB (tamanho máximo de anexos permitido em sistemas de email), depois de envia-los a pessoa que receber poderá uni-los e obter todas as músicas de uma única vez.

winrar-arquivos-divididos-em-partes

Espero que este artigo seja útil a você, qualquer dúvida referente ao procedimento de dividir arquivos comente no formulário abaixo.

Publicado por

John-Henrique

Programador web, fluente nas linguagens PHP, MySQL, HTML, CSS, ActionScript, JavaScript e amigo intimo do framework CakePHP, também desenvolvo modificações e plugins para CMS WordPress e Joomla. Curto assuntos sobre tecnologia (quem não curte?) e jogos. Especialista em sobreviver ao fim do mundo, 5 sobrevivências consecutivas, partindo para a 6º em 2012

86 comentários em “WinRar – Como compactar arquivos e dividir arquivos”

  1. olá, me ajude, baixei um curso de ingles com 30 cds q vai de 1 a 30. só q qnd.vou clicar em cima de um abre o nero pra botar o cd pra gravar, só que vou gastar 30 cds, eu queria gravar o curso todo em um dvd,
    obs: já extrair cada cd do curso, qnd extraio ele cria uma pasta com 8 arquivos dentro, são 5 pastas e 3
    q são: volumelcon.icns
    autorum
    BBCEPI – esse e
    o curso, que mostra os videos, a gramatica e etc.
    quando vou gravar no nero, em dvd de dados, só grava os 5 arquivos q sao as pastas mais esses tres não grava já perdir dois dvd tentando, já pesquisei pra ver como eu gravo em um só cd de dvd q grave todos os 8 arquivos, pra estudar pela dvd player, parem não conseguir, por favor me ajude a solucionar este problema. grata

    1. @ DEBY
      Se entendi direito as aulas são aquelas baseadas em computador, se for elas não vão funcionar no DVD nunca. Se foi feito pra computador só vai funcionar no computador a menos que você crie todos os arquivos para rodarem na estrutura de leitura do DVD, cá entre nós, é mais caro que estudar numa escola de Inglês como aluno VIP de um curso integral.

      Falopa!

  2. Gente me ajudaa aki please
    tipo eu tenho um jogo q é 5,11 GB,ele ñ cabe no cd que é 4,7GB,eu queria dividir ele em duas partes pelo winrar e tal,so q eu ñ sei quantos bytes eu coloco,pra equivaler 5,11GB?

  3. Ajuda aki galera do bem ! ! !

    eu baixei um jogo no formato .iso mais ele tem
    6.8 giga e num dah pra por numa midia oq eu faço ????

    Ajuda aew é urgente Galera . . . . .

    1. @ PATRICIO
      Isto é um jogo para computador? Se for você terá que dividir o arquivo em duas partes e gravar separadamente. Se for de PlayStation não sei o que houve pois até onde sei no PS2 no máximo jogos com 4.5 GB.

      Falopa!

  4. Olá eu tenho o jogo NFS Undercover ele ja veio compactado no cd, e eu quero passa-lo pro pc mais eu so sei juntar arquivos divididos. E eu queria tanto jogar ele pq ele e a continuaçao do jogo Most Wanted. Queria saber como faço pra descompactar ele, pois deve ser um jogo muito bom e eu quero muito joga-lo sera que tem como vc ou vcs me ajudarem por favor. Obrigada! Ah ele deve ter uns 5 gb mais ou menos. Me ajudem por favor!

  5. @John-Henrique
    ta vendo a parte de
    “DESCOMPACTANDO ARQUIVOS E DIVIDINDO-OS EM PARTES MENORES”
    quando eu clico com o botao direito em um arquivo .rar ele nao aparece essa lista do winrar como “Adicionar para arquivo…”
    tendeu?

    1. @ SANGCLEIBER
      Acho que não é possível, você pode até utilizar a máxima compressão nas configurações do WinRar mas ainda assim acredito que não consiga ficar apenas com 5GB, é bem menos da metade do tamanho original do arquivo. Talvez consiga para 8GB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>