Abrir empresa individual

John-Henrique terça-feira, 15/11/2011 8

Todo brasileiro sonha em abrir sua própria empresa, viver tranquilamente e ser seu próprio patrão. Este é o sonho mas, quais os procedimentos para

Empreendedor individual empresa

Abrir empresa individual MEI

abrir empresa individual? Entenda por empresa individual uma empresa enquadrada no Microempreendedor Individual ou Empreendedor Individual. Saiba quais os procedimentos para iniciar seu negócio.

Documentos

Primeiramente é necessário providenciar alguns documentos com cópias. A empresa individual é um meio simplificado para iniciar a abertura da empresa, os principais requisitos são:

  • Documento de identidade
  • Comprovante de endereço, pode ser conta de água, energia, fatura do cartão (desde que esteja no nome do empreendedor)
  • CPF
  • RG

O interessado em abrir empresa pode comparecer a um escritório de contabilidade para solicitar a abertura da empresa ou pode acessar o site do Portal do Empreendedor onde poderá fazer todo o registro via internet.

Abrir empresa

A abertura da empresa via internet é simplificada e funciona 24 horas por dia (incluindo finais de semana e feriados). Veja informações sobre como abrir sua empresa como empreendedor individual. É importante que a empresa possua uma conta bancária empresarial, mais conhecida como conta jurídica o processo de abertura é meio complicado e demorado mas é necessário ter conta bancária para receber benefícios e financiamento MEI. A conta bancária MEI não é obrigatória mas sem ela benefícios como cartão de crédito, financiamentos, cheque e outros serviços bancários não podem ser utilizados pelo empreendedor.

Este post foi útil? Retribua clicando no botão


8 comentários »

  1. Germano Ricardi sexta-feira, 18/11/2011 em 06:46 - Reply

    Olá!

    Parabéns pelo artigo!
    Há algum tempo eu procurei me cadastrar como empreendedor individual, mas o ramo de programador ou desenvolvedor web não se enquadrava, sabe me dizer se esse ramo pode ser enquadrado atualmente?

    • John-Henrique sexta-feira, 18/11/2011 em 08:54 - Reply

      @ GERMANO
      Parceiro, não se enquadra e não será enquadrado tão cedo, porque é avaliado quanto ganha uma empresa na área e normalmente é muito mais que R$ 50.000,00. No MEI não se enquadra nada que envolva manutenção, elaboração de páginas na internet.

      Falopa!

  2. noeli domingo, 25/12/2011 em 21:02 - Reply

    CARISSIMO ….GOSTEI DE SEU ARTIGO……ABRI UMA LOJA DE CONFECÇOES E A DOCUMENTAÇAO AINDA NÃO FICOU PRONTA…..ESTOU PREOCUPADA COM AS NOTAS FISCAIS SE BATE A FISCALIZAÇÃO…….

  3. Denize sexta-feira, 13/04/2012 em 14:51 - Reply

    Muito util o seu artigo… adorei….
    No caso do MEI, sei que tem um limite para movimentação anual de dinheiro no CNPJ, qual e essa quantia no ano de 2012?

  4. Denize sexta-feira, 13/04/2012 em 14:52 - Reply

    Obrigado!

  5. jocimar almeida sábado, 16/06/2012 em 04:02 - Reply

    bom muito bom essa pagina que deus abençoe e de muita saúde a profissionais como você ou vocês que estão sempre inovando para ajudar as pessoas que estão começando o um negocio parabems

  6. ines caiçara neves quarta-feira, 29/08/2012 em 16:50 - Reply

    Não abri minha empresa ainda, estou em duvida qual o valor minimo ou de giro de caixa para MEI ?

  7. matuzalem de assis campos terça-feira, 11/09/2012 em 10:16 - Reply

    quero abrir uma firma micro empreendedor qual os beneficios que tenho

Opine também » Coloque sua foto no comentário